A urina e as fezes, conjugadas com a humidade e a temperatura próprias de um ambiente sem circulação de ar, podem dar origem à dermatite da fralda.
A sensibilidade da pele do bebé evidencia-se particularmente na zona da fralda. O vulgar "rabinho assado" que se denuncia através de vermelhidão e irritação da pele, por vezes com pequenas lesões que podem abrir caminho a fissuras difíceis de sarar.
Para evitar a assadura da fralda é importante usar um modelo que seja extremamente absorvente, dado que minimiza o contacto da urina e das fezes com a pele do bebé. É ainda conveniente mudar a fralda com regularidade e sempre que esteja molhada ou suja. A cada muda é preciso limpar rigorosamente a pele, insistindo nas pregas cutâneas, mais propícias à acumulação de humidade e, com ela, ao desenvolvimento de micro-organismos.
Este gesto deve ser diferenciado consoante o género do bebé: nas meninas deve fazer-se da frente para trás (de modo a prevenir a entrada de bactérias da flora intestinal na vagina) e nos meninos deve envolver uma atenção particular ao escroto, mas sem fricção.
Fonte: Farmácias Portuguesas